sábado, 17 de junho de 2017

Sem Voo...





Resultado de imagem para imagem de pintura de Christian Schloe





Tem dias que tudo
Fica no oco do vazio.
Palavras se desintegram
E o olhar não viaja
Pela  beleza.
A poesia se quer crua
Na lucidez de uma realidade limitante.
Verbos como navalha a cortar
A mortalha da nostalgia;
Uma lembrança qualquer no terreno
Da infância repleta  de risos
Que restabeleça o voo da fantasia...

O som colhido pela memória...
A voz da minha avó
A me dizer:
“Tu sabes voar, minha bonequinha?”



Suzete Brainer (Direitos autorais registrados)

Imagem: Obra de Chistian Schloe.



27 comentários:

  1. Belíssimo poema! Há mesmo dias assim em que queremos voar, mas não conseguimos porque temos o peso do passado sobre nós. O que vale é que amanhã é um novo dia e um num novo voo nos podemos lançar.
    Infelizmente não tenho voado muito por aqui e está complicado voltar, mas sempre que puder passarei por cá!
    Bom fim-de-semana, beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Rita,

      Toda razão, existem dias e momentos na vida assim.
      Aprecio tanto a tua presença aqui, mas compreendo
      as impossibilidades do tempo disponível, isto
      acontece comigo neste momento. Quando puder, irei
      no seu espaço de arte poética que eu aprecio muito!!
      Grata pela sua gentil presença com comentário
      atencioso e generoso.
      Uma semana luminosa e alto astral para você!
      Beijinhos.

      Excluir
  2. Que lindo e há dias assim...Beleza de poesia! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Chica,

      É mesmo, Chica.
      Muito grata pela sua gentil presença e
      comentário generoso!
      Meus votos de uma semana luminosa e alto astral
      para você!
      Beijos.

      Excluir
  3. Áh, que bonito!! Amei de verdade. Parabéns

    Beijos e bom Domingo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Cidália,

      Sempre grata pela sua gentileza ímpar e
      carinho amigo aqui!

      Uma semana luminosa e alto astral para você!
      Beijinhos.

      Excluir
  4. E a avó acreditava que a menina voava... Um poema muito belo, ligado à memória que se procura quando a vida é como um anel de silêncios que nos cerca...
    Uma boa semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Graça Pires,

      A avó especial (contadora de histórias...) que eu tive,
      não somente acreditava, mas ensinava a voar.
      Tem razão, poeta, sobre este anel de silêncios,
      faz parte da vida e em todas as vidas...
      Grata pela sua presença gentil aqui!
      Um boa semana para você!
      Beijos.

      Excluir
  5. Que lindo poema Suzete. Você fez um voo belíssimo de retorno a infância retomando a poesia registrada na fala da avó, rica e visionária de sabedoria. Que seria de nossos voos, sem o carinho e ou a lembrança que nos construiu. Belo. Um abraço. Adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Lourdinha,

      Eu adorei a sua leitura e percepção do poema,
      em sintonia total com o meu sentir poético.
      Faco eco da sua frase: "Que seria de nossos voos,
      sem o carinho e ou a lembrança que nos construiu."
      Muito belo e sublime o seu comentário!...
      Muito grata!!
      Beijinho.

      Excluir
  6. Eu sei que sabes voar Suzete pelo poema que voa!

    Beijos e voe mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Luíza,

      Com seu olhar de poeta, sabe a importância da Poesia
      como voo...
      Grata pela sua presença aqui com este seu
      olhar especial!
      Voemos com a Poesia, então!
      Beijos.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Meus amigos,

    Estou muito triste com a perda de seus registros de
    comentários que tanto valorizo.
    Gostaria muito de recuperar, se alguém souber me dizer como
    fazer isso, eu agradeço muito!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Ana,
    Recuperei do email:

    Ana Freire deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Sem Voo...":

    É curioso, o que faz despoletar uma memória... às vezes um som, um cheiro... e voamos no tempo, de volta ao passado!...
    Um poema que o expressa muito bem, Suzete, através das suas doces inspirações, cheias de encanto e leveza...
    Beijinhos! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  13. Odete,

    Recuperei do email:


    Odete Ferreira deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Sem Voo...":

    Hoje, para não me esquecer, deixa que te diga que uso muito as obras de C.S; é fantástica a sua expressividade e significância. E esta escolha é perfeita para o poema, um poema saído da herança da tua avó, em que os sons, os cheiros, as palavras são lembranças a adocicar os nossos dias
    Belo! Bj, Suzete

    ResponderExcluir
  14. Teresa,

    Recuperei do email:


    Teresa Almeida deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Sem Voo...":

    Este é um poema que me toca sobremaneira, que me leva na beleza do teu voo, no riso da infância e, sobretudo, no mimo da avó. Sem esse mimo, as nossas asas teriam menos alcance.
    Sinto-me aqui e contigo, minha querida amiga.
    Mil beijos.

    ResponderExcluir
  15. AC,

    Recuperei do email:


    AC deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Sem Voo...":

    Ah, doce avó, tão atenta aos pormenores...!

    Um beijinho, Suzete :)

    ResponderExcluir

Este é um espaço importante para você deixar inscrito:

A sua presença,

O seu sentir,

A sua leitura,

A sua palavra.

Grata por compartilhar este momento de leitura aqui!

Abraço de Paz!

Suzete Brainer.