sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Passarinho Poeta (Poemas de Manoel de Barros)










O Fazedor de Amanhecer


Sou leso em tratagens com máquina.

Tenho desapetite para inventar coisas prestáveis.

Em toda a minha vida só engenhei

3 máquinas

Como sejam:

Uma pequena manivela para pegar no sono.

Um fazedor de amanhecer

para usamentos de poetas

E um platinado de mandioca para o

fordeco do meu irmão.

Cheguei de ganhar um prêmio das indústrias

automobilísticas pelo Platinado de Mandioca.

Fui aclamado de idiota pela maioria

das autoridades na entrega do prêmio.

Pelo que fiquei um tanto soberbo.

E a glória entronizou-se para sempre

em minha existência.



Tratado Geral das Gradezas do Ínfimo



A poesia está guardada nas palavras _______ é tudo que eu sei.

Meu fado é o de não saber quase tudo.

Sobre o nada eu tenho profundidades.

Não tenho conexões com a realidade.

Poderoso para mim não é aquele que descobre ouro.

Para mim poderoso é aquele que descobre as

insignificâncias (do mundo e das coisas).

Por essa pequena sentença me elogiaram de imbecil.

Fiquei emocionado.

Sou fraco para elogios.



Os Deslimites da Palavra


Ando muito completo de vazios.

Meu órgão de morrer me predomina.

Estou sem eternidades.

Não posso mais saber quando amanheço ontem.

Está rengo de mim o amanhecer.

Ouço o tamanho oblíquo de uma folha.

Atrás do ocaso fervem os insetos.

Enfiei o que pude dentro de um grilo o meu destino.

Essas coisas me mudam para cisco.

A minha independência tem algemas 





A minha homenagem a este fazedor de amanhecer, o Poeta Passarinho

que deve estar colorindo as eternidades com a sua mágica poética.

Voa grande Poeta,

daqui acompanhamos o voo... 

Suzete Brainer (Direitos autorais registrados)

Imagem do Google

Poesia do Mestre Poeta Manoel de Barros.

(Reeditado - 2014).




                                  

12 comentários:

  1. Com certeza ele está encantando a todos lá onde está! Adoro as suas poesias! bjs, ótimo fds! chica

    ResponderExcluir
  2. Vida de passarinho é como viver num mundo de sonhos voando por nuvens intocáveis. AbraçO

    ResponderExcluir
  3. Ele é um dos meus prediletos,essa capacidade de ser grande no simples me impressiona, além de que podemos voar em suas asas. Obrigada por partilhar.

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso poema! Amei

    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelas excelentes escolhas poéticas; deste modo, fica relevada a diversidade e natureza deste poeta. Gostei muito.
    Bjinho, Suzete

    ResponderExcluir
  6. Lindo e interessante poema. Parabéns amiga! Estamos na Primavera a mais bela estação do ano! Que venham as flores para enfeitar nossos dias.
    Bom final de semana... Que cada dia seja iluminado com gotas de alegria e sabedoria para que possamos viver na paz com toda a humanidade.
    Abraços da amiga Lourdes Duarte.

    ResponderExcluir
  7. Eis Luiz Gonzaga, um grande poeta popular, para mim! Mas, desculpe Suzete, a minha sensibilidade empedernida pede ajuda: não consigo encontrar beleza nos versos postados. E o que se há de fazer? Claro que respeito o que os outros sentem e até invejo e os admiro, mas tais versos não me tocam a não ser em piedade pela ingenuidade do poeta já imortalizado nos seu poemas. Não penso que fui grosseiro, dizendo isso e pedindo socorro, fui sincero ou um ignorante confesso. Mas me perdoe por ser assim. E se puderes ajudar-me em encontrar nuances nesse poetizar que possa me sensibilizar, ficar-te-ei muito grato, Suzete. Grande abraço. Laerte.

    ResponderExcluir
  8. Suzete querida , gosto muito do nosso poeta Manoel de Barros . Tenho lá no meu espaço uma entrevista que ele concedeu aos 95 anos para o escritor José Castelo . O post é de abril de 2012 . Dê uma conferida sei que vai gostar , amiga de tantas afinades . Bom começo de semana . Beijos

    ResponderExcluir
  9. É sempre um prazer enorme ler Manoel de Barros. Obrigada pela partilha.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. O homem carece de poesia. E a palavra poética de Manoel de Barros nos deixa em estado de suspensão. Faz pouco que ouvi um monólogo no Rio de Janeiro dos poemas de Manoel Barros. Apenas meia hora. Saí tão leve que me perdi pela madrugada pensando na copulaçao da natureza pelo olhar enviesado do poeta procriando outras anunciações.
    Um beijo, minha querida amiga!

    ResponderExcluir
  11. Maravilhosa partilha, deste genial poeta...
    Um post para ler e reler!...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir

Este é um espaço importante para você deixar inscrito:

A sua presença,

O seu sentir,

A sua leitura,

A sua palavra.

Grata por compartilhar este momento de leitura aqui!

Abraço de Paz!

Suzete Brainer.