sábado, 13 de janeiro de 2018

Negritude Solar...










Todos os silêncios recolhidos dentro da palavra, a semear do meu olhar o esquecimento das horas.

Há a sensação vagarosa da vida que não desiste dela mesma.

Há a lembrança da minha gata, a ficar na sombra dos meus olhos, como recado do amor eterno...

Um sorriso sempre me escapava das suas travessuras de gata insolente, que carregava o tempo na preciosidade imprescindível do carinho.

Existia nos seus olhos amarelos todo o movimento do dia, no percurso da dança, na alegria urgente da vida!

Ela com a sua negritude, trazia-me sempre o sol da esperança: o recomeço do meu sorriso...

Suzete Brainer (Direitos autorais registrados)

Imagem: Obra de Chistian Schloe.

  
  

15 comentários:

  1. Olá amiga! Lindo poema!
    Hoje como estou evitando ficar digitando devido está melhorando da tendinite, para que ela não volte, estou passando para deixar o meu carinho e lhe desejar um fim de semana feliz, com muita saúde e paz.
    Deixo também esse pensamento que que uma amiga me enviou e nos leva a reflexão.
    “Semeei flores... colherá o perfume. Semeei o carinho... colherá a amizade. Semeei sorrisos... colherá a alegria. Semeei a verdade... colherá a confiança. Semeei a vida... colherá milagres. Semeei a fé... colherá a certeza. Semeei o amor... colherá a felicidade”
    Abraços da amiga Lourdes Duarte

    ResponderExcluir
  2. Uma lembrança, cheia de ternura e carinho.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso texto como sempre nos habitou. Parabéns

    Do Gil António, que se encontra doente, motivo porque não vos visita. Pedimos a compreensão. Hoje:- Luz no teu quarto ...Tentação do meu olhar
    .
    Bjos
    Bom Sábado.

    ResponderExcluir
  4. Poema cheio de ternura. Lindo momento de composição.
    Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  5. Fantásticamente bem escrito! Amei

    Beijos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  6. Há quem diga que os gatos exprimem a personalidade dos donos
    “roubando-lhes” a alma
    Talvez, minha Amiga, a tua gata te “visite” para devolver a alegria roubada

    E finalmente te revelar o elixir da felicidade , que te espera

    Belissimo texto poético
    Adorei ler, Susete.

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito deste poema dedicado à sua gata. "Há a lembrança da minha gata, a ficar na sombra dos meus olhos, como recado do amor eterno..." Lindo!
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Deixou-te um belo poema, querida Suzete. E da negritude ainda refulge a travessura da vida e a acendalha do teu sorriso.

    Tão belo, minha amiga!
    Carinhosa recordação.

    Beijinho.

    ResponderExcluir
  9. Oii, passando para conhecer o blog, preciso dizer que gostei muito!
    adorei os versos, sintetizam muito sentimento e muita beleza.
    Tenha uma ótima terça feira!

    ResponderExcluir
  10. Ai, como te compreendo... nada como nossos animais, nossa alegria tão fiel, é só amor, o mais puro. Ainda sofro com a ausência do nosso cãozinho que me fez feliz por muitos anos. Daria tanta coisa para tê-lo de volta. Podes crer que tua gatinha está num lugar que só tem amor, mora no teu coração pra sempre.
    Beijo, Suzete, assim são os animais, só carinho. E quando se vão, nada nos consola.

    ResponderExcluir
  11. Sempre a olhou de perto e um olhar cheio de fantasia, nem por isso deixava de ser frágil o teu olhar, ainda que houvesse jura de amor eterno.
    E se não fosse essa troca tão pungente, hoje as suas mãos estariam vazias e o olhar incompleto.
    Porque ainda refulgem da negritude as travessuras, as palavras revelam a paixão dos humanos.
    Beijos, minha querida amiga!

    ResponderExcluir
  12. Olá, Suzete!
    Sempre fui um apreciador da crônica em todas as suas formas, sendo que uma delas é a crônica poética, como as escreviam Rubem Braga e Paulo de Mendes Campos, este também poeta, como tu sabes. Falei desses dois importantes cronistas porque a tua belíssima crônica poética, "Negritude Solar..." tem a poesia e a sensibilidade das crônicas que escreveram (minhas leituras obrigatórias). Parabéns, minha amiga.
    Um beijo.
    Pedro

    ResponderExcluir
  13. Olá, Susete
    Os animais inspiram-nos sentimentos duma pureza sem igual, e quando partem deixam uma enorme saudade (a falta que sinto do meu pequenino caniche que me deixou há seis anos!!!)
    O seu texto, recordando sua gatinha, é duma beleza e ternura contagiantes. Também se vive de recordações...
    Adorei!
    E a imagem é belíssima.

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  14. A tua inerente capacidade poética, só podia escrever um texto como este motivado pela perda da tua gatinha; um texto belíssimo, bem revelador da sua importância nos teus dias dias, como atesta o último parágrafo.
    Bjo, querida Suzete

    ResponderExcluir
  15. Uma homenagem e uma lembrança... repleta de afectos, cumplicidades e muita ternura...
    Um texto adorável, Suzete! E ainda que leve... sente-se que é carregado de emoção...
    Beijinho
    Ana

    ResponderExcluir

Este é um espaço importante para você deixar inscrito:

A sua presença,

O seu sentir,

A sua leitura,

A sua palavra.

Grata por compartilhar este momento de leitura aqui!

Abraço de Paz!

Suzete Brainer.