terça-feira, 22 de novembro de 2016

Grandes Poemas Que Eu Adoro!...




Paisagem pelo telefone



Sempre que no telefone 
me falavas, eu diria 
que falavas de uma sala 
toda de luz invadida,
sala que pelas janelas, 
duzentas, se oferecia 
a alguma manhã de praia, 
mais manhã porque marinha,
a alguma manhã de praia 
no prumo do meio-dia, 
meio-dia mineral 
de uma praia nordestina,
Nordeste de Pernambuco, 
onde as manhãs são mais limpas, 
Pernambuco do Recife, 
de Piedade, de Olinda,
sempre povoado de velas, 
brancas, ao sol estendidas, 
de jangadas, que são velas 
mais brancas porque salinas,
que, como muros caiados 
possuem luz intestina, 
pois não é o sol quem as veste 
e tampouco as ilumina,
mais bem, somente as desveste 
de toda sombra ou neblina, 
deixando que livres brilhem 
os cristais que dentro tinham. 

Pois, assim, no telefone 
tua voz me parecia 
como se de tal manhã 
estivesses envolvida,
fresca e clara, como se 
telefonasses despida, 
ou, se vestida, somente 
de roupa de banho, mínima,
e que por mínima, pouco 
de tua luz própria tira, 
e até mais, quando falavas 
no telefone, eu diria 

que estavas de todo nua, 
só de teu banho vestida,
que é quando tu estás mais clara
pois a água nada embacia,
sim, como o sol sobre a cal 
seis estrofes mais acima, 
a água clara não te acende: 
libera a luz que já tinhas.


Autor: João Cabral de Melo Neto.

João Cabral de Melo Neto: (Recife, 9 de janeiro de 1920 - Rio de Janeiro, 9
de outubro de 1999). Além de grande poeta, foi um diplomata brasileiro.
Pertenceu a geração de 45, terceira geração do modernismo.
Ao longo da sua trajetória de poeta escritor foi merecidamente agraciado com
diversos prêmios e honras literárias.
Foi membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Pernambucana
de letras. A sua poesia tinha como estrutura linguística, estética e formal na
base racional e num trabalho constante de aperfeiçoamento. O poeta era
avesso ao sentimentalismo e a inspiração. Neste aspecto da inspiração eu
discordo, para mim, a poesia inspirada tem um encantamento único. 







                          


12 comentários:

  1. um poema que eu não conhecia e acho encantador.
    o poeta de "vida e morte Severina"
    não me parece falho de emoções sentimentos. Bem pelo contrário.
    Conheci um poeta, já falecido, com bons poemas cantados pela Amália Rodrigues, que um dia me disse:
    "Faço um poema com meia dúzia de palavras, jogando com elas".
    Fiquei um pouco chocado, mas ele não estava a ser sincero.
    Pode- se realmente começar um poema, na base do que se sente, e levar um caminho de todo inesperado. Mas isso é emoção.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Luís,

      Concordo com você. A emoção dita numa grande
      poesia é uma das mais bela artes. Por isso, eu
      valorizo a inspiração. Porém, este Grande poeta,
      O João Cabral, não. Este poema dele em particular
      eu aprecio muito, vai além da excelência, um sentir
      numa singularidade muito bela do dizer (expressão poética...). Mesmo que o poeta detestava, dito por
      ele mesmo, se alguém percebesse sentires na poesia dele...
      Aqui a minha escolha é dos poemas e independentemente
      dos poetas, tenho poucos poetas que eu aprecio quase tudo
      que escreveu e outros aprecio os grandes poemas
      escritos.
      Muito grata pela sua atenção aqui no meu espaço,
      Poeta Luís.
      Grande Abraço.

      Excluir
  2. * e as praias nordestinas são maravilhosas, em especial nas ilhas frente à Salvador da Bahia.
    O que não admira na inspiração do poeta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Luís,

      O Poeta João Cabral é da minha terrinha Recife,
      Pernambuco e as nossas praias são muito belas
      igualmente a Bahia, Salvador e Recife são cidades
      irmãs de cultura, arte e lazer (praias belas...).

      Mais uma vez, grata pela sua valorosa presença
      amiga de partilha poética.

      Excluir
  3. Olá, Suzete, também gosto muito de João Cabral, que sensibilidade! Ele mesmo dizia que não existia uma receita de bolo para escrever poesia; a poesia não é uma coisa; a poesia é uma porção de coisas.
    Esse poema (adoro), Paisagem pelo telefone é maravilhoso. Juntou vários ingredientes e deu essa lindeza!
    Um beijo, querida amiga.

    ResponderExcluir
  4. faltou só dizer que gostei...e muito.
    a trilha musical foi muito bem escolhida.
    Um abraço, Amiga e uma semana feliz.

    ResponderExcluir
  5. Bela escolha de grande sensibilidade!
    Obrigada
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Um poema, um telefonema feito mulher.
    Para mim, com os sentidos bem aguçados na paisagem nordestina.
    Grata pela belíssima partilha, minha amiga.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  7. Magnífico poema com um rendilhado de encantos de mar, de água e de amar.
    Não conhecia o autor.
    Bj, Suzete.

    ResponderExcluir
  8. Querida Suzete,
    Mais um poeta que desconhecia e que através deste poema tão original e inspirado despertou a minha curiosidade em saber algo mais sobre o poeta J0ão Cabral a sua poesia.
    Quanto ao vídeo de HEITOR VILLA LOBOS, O Trenzinho do Caipira, é sempre um prazer rever e ouvir.

    Um beijinho

    ResponderExcluir
  9. Um poema e autor que desconhecia... e que me deu a conhecer uma impressionante paisagem, num belíssimo fluir de palavras!...
    A escolha musical, não poderia ser mais acertada!
    Uma deliciosa partilha, Suzete!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir

Este é um espaço importante para você deixar inscrito:

A sua presença,

O seu sentir,

A sua leitura,

A sua palavra.

Grata por compartilhar este momento de leitura aqui!

Abraço de Paz!

Suzete Brainer.