segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

O Percurso





Resultado de imagem para imagem de pinturas de richard s johnson



A minha pele veste
A sonoridade do vento
Que não deixa marcas;

Guarda uma trilha
De silêncios
Colhidos no meu
Entardecer...

O sol me acorda,
Deixando todos
Amanheceres
Sobre a minha pele,
Com a inscrição
Da brevidade da vida.





Suzete Brainer (Direitos autorais registrados)

Imagem: Obra de Richard S. Johnson


Meus Votos de 2017, um novo percurso que seja luminoso,
harmonioso, pacífico, pleno de realizações nas asas da
Poesia, da Arte e da Singularidade e da Pluralidade numa
humanidade mais Afetuosa, Justa e Igual  na unidade
de irmandade da grande Raça Humana!...

Beijo e Abraço de Paz!

Suzete.

24 comentários:

  1. Olá Suzete.
    O teu poema “O Percurso” dá uma clara amostra do teu talento. Sem dúvida, temos aqui uma grande poeta.
    Parabéns pelo belo poema.
    Desejo-te um feliz ano de 2017 com amor, saúde, paz e muita inspiração. Abraços.
    Pedro.

    ResponderExcluir
  2. Este seu poema, amiga, é perfeito.
    O percurso da vida na pele inscrita (pelo menos da vida tal como a conhecemos...) é duma simplicidade tão grandiosa,que cada palavra ocupa o lugar exacto. "Nem de mais, nem de menos" (como diria FPessoa).
    Um beijo, Amiga e um bom Ano (também com bela poesia, como esta.)

    ResponderExcluir
  3. * (ainda a tempo)

    Um poema de Fernando Pessoa, musicado,
    que gostaria que ouvisse...
    "POEMA AMIGO APRENDIZ de Fernando Pessoa.



    Quero ser o teu amigo.
    Nem demais e nem de menos.
    Nem tão longe e nem tão perto.
    Na medida mais precisa que eu puder.
    Mas amar-te sem medida e ficar na tua vida,
    Da maneira mais discreta que eu souber.
    Sem tirar-te a liberdade, sem jamais te sufocar.
    Sem forçar tua vontade.
    Sem falar, quando for hora de calar.
    E sem calar, quando for hora de falar.
    Nem ausente, nem presente por demais.
    Simplesmente, calmamente, ser-te paz.
    É bonito ser amigo, mas confesso: é tão difícil aprender!
    E por isso eu te suplico paciência.
    Vou encher este teu rosto de lembranças,
    Dá-me tempo de acertar nossas distâncias"
    por mim postado em:


    https://planetaorbital.blogspot.pt/2015/08/rodrigo-costa-felix-amigo-aprendiz.html?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela gentileza, meu amigo!

      Irei sim, escutar e apreciar este post no teu
      espaço.

      Excluir
  4. Suzete Brainer,

    que a sonoridade do vento seja notas de um piano, na magnífica música da tua poesia.

    ... e que todos os amanheceres sejam um raio de sol (ou uma carícia) a dulcificar a brevidade dos dias.

    agradeço a tua presença amiga no meu blog.
    e retribuo, com amizade, os votos de Bom Ano

    beijo

    ResponderExcluir
  5. Um sopro no encanto do descanso.
    Feliz 2017.
    bj

    ResponderExcluir
  6. Gostava de seguir cada amanhecer poético e o som - sempre sublime - do teu piano.
    Grata, minha querida poetisa.
    Grande abraço de Boas Festas.
    Serás sempre um Ano Novo. Que o desfrutes!

    ResponderExcluir
  7. Andei meio distraído, sem os pés no chão. Mas já volto à realidade e encontro este poema, um sol natural, das suas entranhas. Breve, mas profundo. Há sempre muita delicadeza e sensibilidade por aqui.
    Agradeço o teu passeio matinal e os votos de uma feliz Ano novo.
    Que em 2017 nos governe a coragem de mudar dentro de nós, que tenhamos força para não aceitar as vicissitudes que nos empurram goela abaixo. Que possamos realizar os nossos sonhos... etc, etc...sem Temer idade...
    Deixo-lhe um abraço afetuoso renovado, com ares de 2017, e o sonho do frevo rasgado para apagar as agruras de 2016.

    ResponderExcluir
  8. Que lindo este voo pelos meandros suaves da poesia Suzete
    Que o ano de 2017 seja um manancial de vitórias e conquistas
    Desejo que tudo o que há de melhor esteja reservado para você
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Minha querida amiga que belo poema nos ofereces.

    Quando as marcas na pele revelam esta suavidade é porque a vida foi doce ou tu minha amiga, puseste doçura na vida.


    Um beijinho, desejando-te o melhor para o novo ano que se aproxima.
    Marcamos encontro em 2017, combinado ? :)



    ResponderExcluir
  10. .
    Muito bom Suzete.

    Quem diz pele diz corpo
    A arder
    Quem diz vento diz sopro
    A vida
    Quem diz silêncio diz vibração
    A melodia
    A geografia do "poema"
    Marcado.

    Bom Ano.

    ResponderExcluir
  11. Penso que, este poema, é o que, mais fielmente descreve a tua essência de vida e o pensamento que enforma a tua alma. A trilogia, vento (brisa), sol e silêncio é perfeita para tal, assim como a obra escolhida (pintor de que gosto muito e escolho para muitos dos meus escritos), o que demonstra a tua maestria poética. Parabéns, querida amiga.
    Deixo-te com votos de que o 2017 continue a bafejar-te com as realizações que almejas e mereces.
    BJ, com amizade, Suzete

    ResponderExcluir
  12. A vida é mesmo breve.
    Por isso, aproveite-a ao máximo, nomeadamente para escrever excelentes poemas como este.
    Os meus sinceros votos de um FELIZ ANO NOVO, extensivo aos teus familiares, querida amiga Suzete.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  13. A delicadeza com a qual constrói um poema é encantadora. Essa "inscrição da brevidade da vida" deu-lhe um final sublime. Até a forma pela qual expressou seus votos é de grande riqueza.
    Minha querida e admirada Suzete, eu lhe desejo a realização de tudo que almeja, que seus dias lhe proporcionem sorrisos e alegrias, tornando o novo ano muito especial para você e sua família. Feliz 2017!!! Grande e carinhoso abraço!

    ResponderExcluir
  14. Que profundo, que intenso, que belo! Extremamente reflexivo, do jeito que eu gosto. Eis o percurso, eis a vida, em sua instigante, inspiradora, motivadora brevidade. Bom ano novo, conterrânea, irmã das letras. Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Estamos todos correndo bastante, querida Suzete, mas não poderia deixar de passar aqui para deixar meus votos a você de um ano alegre, com paz e saúde, extensivo a seus familiares. E muitas inspirações para você nos seus belos textos e poesias que sempre li por aqui.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  16. Meu email foi alterado e o encontro muito mal. Complexo e não recebi nada!

    FELIZ ANO NOVO
    ...umas horas mais e Ele passa
    para um outro ano
    aguardamos tudo, mas nada depende de nós
    de qualquer forma, FELICIDADES!

    Maria luísa

    ResponderExcluir
  17. Querida Suzete,

    Que delicadeza e beleza nesta profunda inspiração!
    Chamou-me atenção, como não poderia ser de outra forma, a "inscrição da brevidade da vida". Show de sensibilidade!

    Um maravilhoso 2017 para você e família! Que o Novo Ano lhe reserve lindas inspirações, grandes alegrias, muito sucesso, amor, saúde e paz!

    Que o novo ano seja mensageiro da paz e do equilíbrio no coração da humanidade!

    Feliz 'virada'!!!!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  18. Mais uma vez, passando de fugida, por aqui, Suzete, e deixando um beijo enorme e um abraço super apertado, lhe desejando o melhor para o Ano Novo, que estará chegando não tarda!...
    E desta vez, serei eu, que irei dar uma paradinha no blog, para corresponder à visita de todos os amigos, o que me tem sido impossível fazer conforme desejaria, nestes últimos dias...
    Conto amanhã ter uma tarde bem tranquila, problemas de saúde da minha mãe, impedem-me de grandes comemorações, na virada do ano... pelo que aproveitarei para vir apreciar seus posts, então, com a devida calma e atenção que me merecem...
    Mais uma vez, os meus agradecimentos, Suzete, desejando para você e todos os seus, um Feliz 2017!
    Tudo de bom! Beijinhos, e até amanhã, assim espero!...
    Ana

    ResponderExcluir
  19. O sol nos acorda... e sempre nos recorda, que atrás de cada noite, sempre chegará um outro dia!...
    Um doce encanto... este seu trabalho, Suzete!...
    E agora espreitando os seus últimos trabalhos, que me têm escapado...
    Beijinhos! Renovando os meus votos de um Feliz 2017, para você e todos os seus...
    Ana

    ResponderExcluir
  20. Vou levar, minha Amiga, para aquele meu espaço de escolha.
    Se não concordar, diga-me.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aceito e agradeço a sua gentileza e generosidade,
      meu Amigo!

      Depois com tempo irei agradecer no teu espaço,
      caro Amigo.
      Um beijo.

      Excluir
  21. Vou levar, minha Amiga, para aquele meu espaço de escolha.
    Se não concordar, diga-me.
    Um beijo.

    ResponderExcluir

Este é um espaço importante para você deixar inscrito:

A sua presença,

O seu sentir,

A sua leitura,

A sua palavra.

Grata por compartilhar este momento de leitura aqui!

Abraço de Paz!

Suzete Brainer.