quarta-feira, 12 de abril de 2017

Quinta-Feira...





Hoje acordei com aquela saudade dorida. Não a doce saudade. Escutei o som do seu riso na animação das compras para o banquete do almoço da quinta-feira santa; com todos os pratos tradicionais: o peixe, bacalhau e camarão (especialmente para mim...). O seu carinho em cada comidinha feita pelas suas mãos de excelente cozinheira. O tempero principal sempre nas comidinhas eram o carinho amoroso e sua alegria de proporcionar o prazer gastronômico para cada filho e visitante. Os seus olhos miudinhos a perceber cada sabor degustado por cada um...

Não, mãe, não teremos a quinta-feira com o seu sorriso aberto, acompanhado com seus olhos miudinhos, a captar o astral da nossa alma... A quinta-feira santa é morta, sem a sua presença. Sem a evidência de que na sexta-feira o seu jejum programado na tradição do ritual da minha avó, bisavó e a senhora também, a levar cada filho junto da sua espiritualidade; da sua luminosidade com asas na proteção, sinto falta...

Nesta quinta-feira ficarei num silêncio absoluto para usufruir melhor o seu abraço e farei algumas comidinhas tradicionais em seu nome. Tenho a certeza de que eu serei o seu sorriso na quinta-feira. Hoje, deixa a minha tristeza passar, ainda é quarta-feira, mãe!


Suzete Brainer (Direitos autorais registrados)









22 comentários:

  1. Emocionantes tuas palavras e sdão tantas as recordações da tua mãe.Que bom que ela deixou tanto a recordar de bom! Ainda tenho mãe, tem 91 anos, está numa clínica, mas sua presença é ausência...Nem se dá conta de nada em certos dias(a maioria) Noutros muito pouco, mas conversas, nada mais adianta.Apenas o abraço nosso das filhas nela e ela nem mais retribui.Triste,né? Melhor as tuas lembranças! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Muito comovente! Fez-me lembrar da minha Mãe, que tanta falta me faz! :'(

    Beijinhos. Coragem!

    ResponderExcluir
  3. Olá minha querida,

    Ler seu texto poético ao som desta Ave Maria é por demais emocionante. Como entendo esta sua saudade!
    Tenho certeza de que sua mãe já até sorriu diante desta sua amorosa homenagem.
    As pessoas que amamos e que se foram são mais presentes em datas especiais, quando sua presença, em vida, era forte e representativa.
    Fique bem, amiga!
    Que a Páscoa seja de amor e paz para você e familia!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Su.
    Nossa, emocionada com o seu relato. Sua mãe permanece viva no seu coração e o amor dela vibra com tanta força que faz com que você se lembre de cada detalhe é isso é tão lindo, porque mostra a reciprocidade desse laço eterno.
    Deixa a tristeza lavar toda a dor dá saudade sem medo algum, ela há de passar para que a lembrança do sorriso dá sua mãe, traga de volta, no tempo certo, o seu também...
    Que tua quinta-feira seja repleta de boas lembranças e momentos de alegria e que sua Páscoa seja santa.
    Deixo um carinho especial, de alma para alma.
    Um beijo, fique bem.

    ResponderExcluir
  5. É nos momentos tradicionalmente festivos que mais se nota a falta dos entes queridos que não estão presentes. Mas se fizermos tudo como dantes, eles estão vivos e sorriem connosco.
    Belíssimo e comovente texto. Gostei muito.
    Uma Páscoa Feliz, amiga Suzete.
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Minhas queridas amigas e amigo:
    Chica, Cidália, Vera, Lu e Jaime,
    Fiquei muito sensibilizada com a
    presença de cada um, com seus
    comentários carinhosos, atenciosos
    e solidários com esta minha (eterna...)
    saudade da minha mãe.
    Feliz Páscoa para vocês e seus familiares!
    Beijos com um abraço muito grato...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Su, que a alegria da Ressurreição e eternidade do amor lhe invadam por completo...
      Feliz Páscoa, para você e todos os seus!

      ps.: perdoe-me os erros do comentário acima, entrei pelo celular, não sou muito ágil com ele, rs...

      Meu carinho mais amigo... Um abraço bem forte!
      Beijos...

      Excluir
  7. dulcíssimas as mães.
    e a saudade delas...

    votos de Feliz Páscoa.

    ResponderExcluir
  8. Ainda li ontem mas já não deu para comentar.
    Sabes bem como me tocam estes textos em que falas da tua mãe. Sei da tua ligação a ela e de como quão presente está na tua vida. Sei, também, como há momentos em que a tua saudade não é "doce". E, se queres que te diga, tens direito a ela.
    Prepara, sim, essas "comidinhas tradicionais", ela estará contigo na degustação dessa sua herança.
    O texto? Belo quanto a tua emoção!
    Um bjo carinhoso e Feliz Páscoa, amiga
    (o tempo pascal é quando sinto a minha avó paterna mais presente; tenho alguns escritos sobre ela, em prosa; mas, este ano, senti o apelo de um poema)

    ResponderExcluir
  9. Minha querida Suzete, todas as datas especiais nos trazem à lembrança as pessoas e os momentos de que a vida nos foi privando.
    A saudade está sempre presente em nossos corações nos dias festivos, principalmente a daqueles que nos são mais próximos.
    O sentimento que te assola nestes dias, principalmente na quinta-feira santa, faz-te transbordar de amor e carinho, que tão bem traduzes nas tuas belas palavras apesar do momento ser dolente.
    Beijinho afectuoso e boa Páscoa minha amiga...

    ResponderExcluir
  10. Minha querida amiga, essa sua saudade tão dolorida tocou-me profundamente, talvez porque ainda tenho a minha mãe comigo e ultimamente está a ser difícil conviver com ela (tem 88 anos e um feitio tão complicado) e isso está-me a afectar muito.
    Desculpe amiga estou muito comovida.

    Um beijinho e uma santa Páscoa!


    O Toque do coração


    ResponderExcluir

  11. PARA SI/TI, E TODOS OS FAMILIARES E AMIGOS, UMA SANTA E FELIZ PÁSCOA. QUE A PAZ RESIDA NOS VOSSOS CORAÇÕES.
    .
    ABRAÇO-VOS COM AMIZADE E CARINHO

    ResponderExcluir
  12. Também para mim a Páscoa é festiva e saudosa. Comungo os sentimentos que tão bem soubeste transmitir. Há, de facto, olhares e sorrisos tatuadas na alma. Sinto, também, que o carinho se reinventa em nós.
    Beijinho, querida amiga.

    ResponderExcluir
  13. O eterno elo da mãe, acalento de sempre...

    Uma Feliz Páscoa, Susete! :)

    ResponderExcluir
  14. Querida, Suzete!
    Quanta falta nos faz a doce e amorosa presença da mãe.
    Mas eu creio que nunca nos separamos de vez de quem amamos, embora a saudade seja por vezes muito dolorida, o amor com certeza nos liga por laços invisíveis.
    Te ler ao som da Ave Maria, foi muito emocionante.
    Um abraço com carinho
    Sônia

    ResponderExcluir
  15. Querida Suzete
    São nestas comemorações que sentimos com imensa saudade a falta da querida mãe que ali estava a perscrutar o sentimento de cada um
    Querida nunca nos apartamos daqueles a quem amamos pois os laços de amor estão cada vez mais sólidos e firmes. Tenha a certeza que a mãezinha amada está muito feliz ao te ver realizando uma função idêntica e com tanto amor
    Emocionante o teu texto amiga
    Que a comunhão, a esperança e a Paz seja abundantes no vosso coração. Feliz Páscoa minha amiga e também para toda a sua família!
    Um beijo super carinhoso

    ResponderExcluir
  16. Tão doce, tão sentida, tua declaração de amor a tua mãe, imortal. Sua mãe esteve atenta, e bem perto de si, sorrindo, emocionada, ouviu uma a uma suas palavras, seguiu seus gestos, guiando-os com mão quase 'divina'.

    As mães andam sempre por perto, mesmo quando partem... Saudade chorosa, sim, mas linda, querida!

    Doce domingo de Páscoa. Tua mãe se fará presente, pode crer.
    Um beijo fraterno

    ResponderExcluir
  17. Senti, como se fossem minhas, as palavras deste comovente texto...
    Uma boa semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Um texto muito belo e comovente, que me emocionou!...
    Que tenha passado a sua Páscoa o melhor possível, Suzete, na companhia dos seus... ainda que a sua mãe não estivesse presente fisicamente... certamente o esteve no seu coração, e na sua mente...
    Um beijinho, e um abraço super apertado...
    Ana

    ResponderExcluir
  19. Uma delícia, cara amiga, esta revelação de amor pela sua santa mãe nas Quintas-Feiras Santas. Uma bela memória.
    Bj.

    ResponderExcluir
  20. Não podia ser mais bonito este texto :(
    Parabéns e um beijinho para a tristeza

    ResponderExcluir
  21. Eita danado, me emocionei demais aqui! Saudades eternas de dona Iaiá!

    vgfbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb

    (pensei em apagar, mas acho que Django queria deixar um recadinho dele aqui também, rs)

    ResponderExcluir

Este é um espaço importante para você deixar inscrito:

A sua presença,

O seu sentir,

A sua leitura,

A sua palavra.

Grata por compartilhar este momento de leitura aqui!

Abraço de Paz!

Suzete Brainer.